Frango na Púcara

Receita de frango na pucara

A receita de frango na púcara é extremamente fácil de fazer e não dá trabalho nenhum. Basicamente este prato resume-se em distribuir os ingredientes por camadas e levá-los ao forno, mais simples, impossível.
O frango na púcara é um prato típico que têm origem na gastronomia de Alcobaça, tal como o nome sugere esta receita é preparada numa púcara, uma espécie de panela de barro com tampa. Algumas variações também levam tomate, chouriço, cenoura e outros ingredientes.
O ideal é ter uma púcara para executar este frango, mas já diz o velho ditado "Quem não têm cão caça com gato", na ausência faz-se com o que se têm. Eu uso uma assadeira refratária com tampa e o meu frango fica maravilhoso.

Ingredientes do frango na púcara

1 frango do campo
8 cebolinhas pequenas
200 gr de bacon cortado em quadradinhos
1 copo de vinho branco
1 cálice de vinho do porto
1 cálice de aguardente
1 colher de sopa de mostarda
1 pitada de pimenta preta
2 colheres de sopa de margarina
1 folha de louro
1 raminho de tomilho

Preparação do frango na púcara


Comece por temperar os pedaços de frango com sal, pimenta e o vinho branco.
Coloque o frango dentro de uma assadeira, juntamente com a cebola, o bacon, a mostarda, os alhos picados, a folha de louro e o raminho de tomilho.
Regue com o cálice de vinho do porto, o cálice de aguardente e o vinho branco.
Distribua a margarina por cima sob a forma de nozes.

Leve ao forno aquecido a 200º e quando o frango se apresentar lourinho, vire-o. Quando ele tostar de amos os lados, tape a púcara e deixe acabar de cozinhar até o frango se apresente macio.

Habitualmente serve-se o frango da púcara com um arroz branco e umas batatas fritas, eu fiquei-me por umas batatas cozidas regadas generosamente com o molho do assado, a combinação fica deliciosa.

Um frango bem preparado resulta  num ótimo banquete, assim o comprova este frango na púcara, mas há outras receitas que fazem as honras de um bom prato. Em prova disso sugiro que vejam também o frango à paneleiro, o nome é polémico, mas o sabor é sublime.

Imprimir esta receita

1 comentário:

  1. Oi Marli
    O nome mexeu com meus neurônios porque não conhecia esta palavra
    Mas lendo a receita percebi que pode preparar esta delícia em outro recipiente
    Menina fique com água boca só de olhar
    Uma feliz semana pra você
    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...